quinta-feira, 30 de julho de 2009

Desafios


Em tempos de mudanças drásticas, são os aprendizes que herdam o futuro. Os que já aprenderam se vêem preparados para viver em um mundo que não mais existe.

Eric Hoffer

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Entendendo o desafio


Os melhores professores são aqueles que lhe apontam para onde olhar, mas não lhe dizem o que você deve ver.

Alexandra K. Trefor

terça-feira, 28 de julho de 2009

Argumentos para a mudança


A Escola hoje, muito se parece com a viagem de avião- confie plenamente na pessoa lá da frente e desligue todo e qualquer aparelho eletrônico.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Tema Campeão


Creio que há muito passamos a discussão da necessidade de mudanças. Há um claro reconhecimento da falência dos métodos e da total ineficácia de metodologias obsoletas para a Escola de hoje. É covardia agregar fatos e argumentos diante do óbvio.

Para onde levar a Escola?

Essa é a grande questão dos próximos dez anos a perseguir a Educação e educadores em geral.

A grande questão gera filhos: Como mudar? Que direção seguir? O que implementar? Como implementar? Que métodos utilizar - ou até de forma mais específica: que metodologia aplicar? Existe ou existirá tal coisa - uma metodologia aplicável e replicável? Que abordagem adotar?

Enfim muito mais questões do que afirmativas ou respostas prontas. Isso em si, é excelente sinal.

As perguntas mais difíceis e complexas nos inspiram a uma atitude de aprendizado. Desde o princípio de nossas postagens neste blog, nos era claro que o novo aprendiz é um chapéu para todos os protagonistas da Escola: educadores, professores, administradores, funcionários paradidáticos, pais, e (redundantemente) alunos.

Ou seja, é da hora a contínua discussão destas e novas questões - não tanto pela busca de respostas, mas sim pelo processo de aprendizado e de criatividade. E o mais interessante de tudo, é que parte das respostas estão soltas e circulando o mundo através do ciberespaço.

Vou mencionar a fonte de alguns desses fragmentos a orbitar por nossas cabeças:

- TED TALKS (Conferências de Tecnologia, Entretenimento e Design)
- Digital Youth Project (Fundação MacArthur eUniversidade de Berkeley)
- Berkman Center for Internet and Society (na Universidade de Harvard - vários capítulos)
- Aspen Idea Festival (debaixo do Aspen Institute)
- CSN (Amsterdan - A Rede Social Corporativa)
- Preparar o Futuro (APDC - Portugal)
- Seminário A Sociedade em Rede e a Educação (Iniciativa da Vivo)
- 11º Encontro LocaWeb (São Paulo e outras cidades)
- Desconferência Escola de Redes (Campos de Jordão - português), e também no YouTube

São importantes conclusões trazidas nos eventos ou apresentadas ao público e que agora fazem a discussão se seguir. Isso nos estimula e nos faz pensar de maneira mais profunda. E nos leva à conversação. Aí está o nosso caminho, o caminho do novo aprendiz!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Tudo mais é igual

Deixe o video rolar. Não precisa de tradução ou legenda. Já assistimos esse filme muitas vezes. Basta voltarmos à nossa passagem pela escola - e mesmo nos dias atuais, ainda é a realidade. Mesmo que já tenham decorridos mais de 60 anos!!

E a Escola? Este é um argumento do tipo visual, e que ajuda a nos convencer a embarcar no projeto O Novo Aprendiz. O aluno é alguém novo, o professor tem que aprender para o novo, a Escola também deve aprender para o novo. Todos aprendendo. Por isso de uma postura sistêmica e geral de aprendiz.

Veja o que dá tentar ensinar, já naquele tempo era difícil. Imaginemos hoje!

Os alunos mudaram. São outras pessoas, nascidos debaixo do signo dos bits - os Nativos Digitais. Agora, partimos para uma ruptura com os métodos antigos ou estaremos num beco sem saída!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Aspen e as Ideias


Quase que exclusivamente por causa de patriotismo, não estive em Aspen na semana passada.

Entre várias razões, há uma pitada de altruismo. Aqui no Brasil preciso fazer o meu evangelismo - pregando sobre o impacto que o mundo digital vai ter sobre a sociedade em geral, e sobre a escola em particular. Ainda bem que tenho encontrado alguns bons aliados. Mas a luta é dura.

Pois bem, em pleno Colorado (verão americano) aconteceu o Aspen Idea Festival – um efervescente fórum reunindo as melhores cabeças do mundo para discutir e debater entre outros temas a Sociedade, a Educação e o Futuro.

Para o público participante, o site afirma que há inspiração e provocação vinda de escritores, servidores públicos, artistas, cientistas, executivos do mundo de negócios, acadêmicos, economistas, especialistas em política exterior, empreendedores, e líderes de todos os tipos ...

Para nós que temos uma certa noção do que seja o TED – Aspen é um TEDÃO!

Este ano eles focaram em quatro grandes temas:
- Economia Global e Política Exterior (World Affairs)
- Arte e Cultura
- A Vida na America
- Gerenciando o Planeta Terra

Dentro das abordagens mais específicas da segunda metade do encontro havia:
- A Ciência do Ser Humano
- Inovação na Educação
- Vivendo Digitalmente
- O Oriente Médio

Vocês devem estar pensando que eu inventei isso da minha cabeça – que foi um sonho pirado ... Mas não. Veja aqui.

No painel “O Futuro da Educação: Tecnologia e como as pessoas aprendem”, estavam (ninguém menos que): Connie Yowell (Fundação MacArthr – responsável pelo estudo Digital Media and Learning Initiative), Will Wright (criador de SIMS), e Howard Gardner (Harvard + o cara das Inteligências Múltiplas).

Eu vou repassar abaixo uma pequena parte do belo resumo que John Plafrey, do Berkman Center de Harvard fez. E depois de ler, você me responde de imediato no comentário:

1) Deveríamos ter alguém lá – pra diminuir esse abismo de futuro, e compartilhando conosco?; e
2) Exagero quando afirmo que – pelo lado otimista - estamos apenas engatinhando?

Leia agora, reflita e participe da discussão. O link original de onde traduzi uma parte, está aqui.

Baseado nos seus estudos das Cinco Mentes, Gardner apresenta seus pensamentos: 1) A nova mídia digital é plural: games, redes sociais, todas as formas de fontes de informação. 2) A Revolução Digital talvez venha a ser tão importante como os primórdios da escrita e da imprensa. Suas conclusões tem por base seu trabalho com entrevistas de: jovens, professores e psicólogos. 3) A coisa mais importante que temos a fazer é nos perguntar: que tipo de mente queremos criar nos jovens de hoje?

Will Wright por sua vez pergunta o que está em jogo na era digital. As crianças estão imersas nessas novas mídias, de tal forma que os pais tem muita dificuldade para entender. As comunicações assíncronas nos levam a novas técnicas de moderação, com novos padrões comunitários e regras para banir as pessoas de comunidades. Há uma metáfora com a biologia pois é debaixo pra cima, substituindo o de cima para baixo tipo de controle, fazendo um paralelo com o conjunto de regras da evolução.

Yowell enfatiza a crucial diferença entre os tipos de participação. Há aqueles focados na amizade e os focados no interesse – sendo que cada participação é distinta. Faz alusão ao trabalho de Mimi Ito. No foco da amizade as crianças trazem seus relacionamentos ‘offline’ e as formas de se comunicar no espaço ‘online’. Já as comunidades focadas no interesse as coisas funcionam de maneira distinta.

Gardner lança um desafio (eles chamam de Good Aspen Idea – ou a boa idéia de Aspen). Cada um de nós deve conhecer melhor como nossa mente opera - metacognição.

Com muito debate e discussão, entra John Seely Brown e coloca a importância do Mestre. “Não pode haver uma falsa dicotomia aqui. Há lugar para o professor aqui. Assim como para as multidões, para a mais recente novidade online, para o gaming, para o aprendizado entre pares. Não devemos ser exclusivistas para nenhum dos lados."


Por favor, vá leve nos comentários pois estou arrependido de não ter ido a Aspen.