terça-feira, 27 de outubro de 2009

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Cultura Participativa 1


Para entender o que é Cultura Participativa, indico a leitura de minha postagem no Espicaçando o Marketing, aqui. Começo pelo comparativo entre Web 1.0 e Web 2.0. É o desafio para se entender o que de fato é a Internet: mais do que computadores, é na verdade uma grande conexão de pessoas.

O autor e professor Clay Shirky consubstancia em livro boa parte dessa sabedoria debaixo do título: "Here Comes Everybody" - que seria algo como "Todo mundo já chegou" para traduzir de forma contextualizada. O que ele quer dizer em outras palavras e de maneira menos ofensiva é que há um "estouro da boiada". Tenho usado essa expressão para enfatizar que é impossível controlar ou exercer qualquer tipo de dominância sobre o mundo digital - quer por barreiras ou por censuras. As censuras servem por um tempo, mas logo são contornadas e se tornam obsoletas.

Como em uma festa que podemos ver e ser vistos, conversar e sermos abordados, a Web 2.0 replica um pouco desse ambiente. E a recomendação que eu faço é: saia do casulo e mergulhe. Só mesmo 'nadando nessas águas' é que se entenderá o que é estar na Web 2.0 e ao mesmo tempo perceber onde principia a tal de Cultura Participativa.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Agenda de futuras postagens


A seguir compartilho e antecipo um pouco do que estaremos tratando em nossas futuras postagens. Minha idéia é a de fazer em forma de Perguntas e Respostas. Estou imaginando e construindo indagações válidas, e que ao mesmo tempo introduza temas que venha influenciar a Escola e os alunos.

Não se trata de uma lista exaustiva, mas sim introdutória. Através dos comentários ou mesmo diretamente, você também pode trazer sua perguntas. A idéia, muito mais do que respondê-las, é de criar uma base para viabilize o debate e o aprendizado mútuo.

Vamos lá:

- O que significa Cultura Participativa? Qual sua pertinência?

- A mídia digital modifica em que sentido, e de que forma o aprendizado?

- Que novas habilidades os jovens devem levar para o novo mercado de trabalho?

- O que são Competências Culturais, e por que são importantes?

- Quais os esforços e adaptações a serem feitas para realizar a integração entre as gerações
(incluindo-se todos os ambientes: Família, Escola, Clube, Igreja, Política e Trabalho)?

- Como a Sociedade de maneira geral pode tirar proveito das oportunidades (e quais são elas) que advém deste impacto cultural-digital?

- O que é a nova alfabetização do século 21? O que devemos fazer a respeito disso?

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Minha Infância

Será que o mundo realmente mudou?