Um dos desafios na Educação dita moderna, é o desenho do processo didático pedagógico que deve facilitar a vida dos alunos como
Nativos Digitais. Mais do que definir método ou criar funções, a Escola terá que falar a nova linguagem - aquela que seu público fala (os alunos).
Para facilitar, amparar e ser um verdadeiro parceiro, o professor tem pela frente uma tarefa monstruosa: aprender e desenvolver para si e para suas funções a aplicação digital. Gerar fluência pressupõe antes familiaridade. Esta por sua vez exige um mergulho efetivo. É por isso que uma das grandes tarefas no Desenvolvimento Educacional está ligado às práticas da conexão e do navegar
online.
Essa dedicação inicial deverá ter metas claras e definidas, para que não se corra o risco de o muito fazer, nada resultar. Há avenidas práticas que trazem uma bagagem básica com desdobramentos interessantes. Eu inicialmente recomendaria uma destas iniciativas (que podem ser combinadas entre si):
- Crie um blog individual
- Crie um blog em parceria
- Ingresse numa Rede Social Massiva (tipo
Orkut ou
Facebook)
- Ingresse em duas Redes Sociais Segmentadas (tipo
Cultura Digital ou
Escola de Redes)
- Comece a twittar (
aqui)
Essas iniciativas, apesar de aparentemente simples, podem descortinar muitas outras oportunidades. Como diz o ditado chines:
uma grande jornada começa com os primeiros passos.
Falta-me muito. Tenho um blog individual e faço parte do Orkut. Só.
ResponderExcluirAh, falta-me ânimo pra ir atrás das outras 3 iniciativas...